FSSPX: Fedeli um sofista


http://www.fsspx.com.br/exe2/?p=574

Acautelai-vos dos homens, sobre a Associação Cultural Montfort

O objetivo deste texto é dar a Paz de Cristo às almas, sem medo dos “lobos
(Mateus 10.16-17).

Não é pouco corrente encontrar hoje pessoas tirando conclusões, proclamando sentenças graves, lançando calúnias extremamente graves, sem nenhuma demonstração objetiva.

Não querendo trilhar por essa mesma via que denuncio, anuncio o conteúdo do que vão ler neste texto: uma demonstração que não transformará citações, nem procurará exagerá-las e nem tentará imaginar hipóteses. Frente às constantes e repetidas acusações de uma Associação de leigos, a Associação Cultural Montfort do professor Orlando Fedeli, os fatos serão a nossa única e constante defesa.

Não pensamos que a caridade nos permita guardar o silêncio por mais tempo. Muitas almas necessitam e desejam, com muita razão, a doutrina e os princípios católicos.

Os leigos têm direito de receber do clero, conforme a disciplina eclesiástica, os bens espirituais e especialmente os auxílios necessários para a salvação.” Cânone 682 do Código de Direito Canônico (CDC) de 1917.

Baixe em PDF clicando na imagem abaixo

Clique aqui para baixar este artigo em PDF

(DESTACAMOS DO MESMO ARTIGO):

Orlando Fedeli, um sofista

Fonte: FSSPX

– A multiplicação dos sofismas e das citações transformadas impressiona. Sem nenhum escrúpulo cita o seu adversário e modifica depois uma ou mais palavras adulterando totalmente o pensamento do autor.

– O mesmo jogo é feito também ao nível das idéias. Uma idéia está enunciada mediante uma citação. Mas, depois, está idéia está levada em um outro contexto onde perde força ou se entende totalmente diferentemente. É o caso com o tema do estado de necessidade ou da jurisdição de suplência. O. Fedeli faz crer falsamente que Dom Tissier na sua carta escrita se apóia em primeiro lugar sobre o cânone 144 quando na realidade é o 1752. O cân. 144 está citado para confirmar a conclusão alcançada, caso alguém tenha dúvida sobre ela (ter ou não ter a jurisdição para um caso dado).

– O. Fedeli dá a pensar que cita e que segue o raciocínio do seu adversário para criticá-lo, mas cita uma vez e multiplica os raciocínios baseados sobre reformulações do raciocínio inicial. As suas reformulações alteram o pensamento inicial e servem de base à crítica. Ao final, chega a conclusões aparentes que não tem nada a ver com o raciocínio inicial.

– Não tendo então nenhuma lógica ou raciocínio completo verdadeiro, a única maneira de convencer o leitor será de impressioná-lo constantemente, com repetições de idéias fortes e emocionantes (deixa bem claro, pretende emitir sentenças com os mesmos poderes da Rota, se atribui, usurpa…etc…), e com afirmações absolutas tão falsas como enganadoras que deixam o leitor tímido (se ele afirma isto tão solenemente não pode ser absolutamente falso! Pensará o leitor).

– Mas o que inquieta sobremaneira ao final destas reflexões é descobrir ali um trabalho fundado sobre a mentira e a ocultação da verdade. Quem lê a carta de Dom Tissier de Mallerais e o texto de O. Fedeli, quem compartilha ou não o raciocínio deste Bispo, observa que a seqüência lógica dos argumentos é totalmente modificada e ocultada por O. Fedeli.

– Inquieta muito mais ainda os erros gravíssimos encontrados em matéria de Fé e de doutrina e a mínima preocupação para a defesa da Fé. Abraça sem escrúpulos teses modernistas, afirma e difunde erros gravíssimos e dá essa bebida envenenada ao seu leitor.

Finalmente então, o que nós surpreendeu é que tivemos que escrever e corrigir muitas coisas só para que o leitor saiba o que diz verdadeiramente a Fraternidade Sacerdotal São Pio X sobre o assunto.

Com um texto sofístico, o primeiro trabalho consiste em evidenciar os enganos, restabelecer a verdade e voltar a enunciar as verdadeiras premissas e proposições. Só depois pode começar a explicar e argumentar. Daí o tamanho deste trabalho.

Mas ao menos pudemos já observar que estas correções e observações que fizemos permitem descobrir ao mesmo tempo uma doutrina desconhecida de muitos e fornecem respostas a perguntas conexas ao tema.

Também permitem descobrir uma das fontes mais ricas do verdadeiro espírito da Igreja, as encíclicas dos Papas, onde encontramos o seu ensino constante, e cheio dos melhores argumentos e comentários.

Por fim, acrescentemos que se Deus fundou a Igreja hierárquica, desgraças acontecem sempre aos que se outorgam uma missão que não lhes compete na Igreja. Quando Deus dá uma missão, promete e dá também as graças e os meios para cumpri-la. Mas a quem se inventa uma missão na Igreja, Deus não promete nenhuma das graças que necessitará tal missão.

No seu site da Internet, o professor O. Fedeli pede ajudas econômicas para o que ele mesmo chama o apostolado da Associação Cultural Montfort (“CONTRIBUA COM A MONTFORT – Você também pode participar de nosso apostolado”), mas já que, segundo ele, “o pretenso “estado de necessidade dos fiéis” alegado pela Fraternidade São Pio X, nos parece inexistente.”, deve, antes, pedir as autorizações ao Bispo diocesano para tal missão. Caso contrário, usurpa conscientemente o poder espiritual da Igreja Católica e não recebe de Deus nenhuma das graças que necessitaria para cumpri-la.

O sofista pode esconder muitas coisas aos homens, mas nunca salva a má doutrina!

Neste trabalho descobrimos um O. Fedeli, condenando sem piedade o inocente, mas tolerante e liberal ao máximo e além do máximo com ele mesmo. Só ele tem dispensas e exceções, os outros têm sempre obrigações estritas. Por ser um perigo para a salvação das almas, Nosso Senhor não hesitou em denunciar publicamente a hipocrisia dos fariseus. …“Atam cargas pesadas e impossíveis de levar, e as põem sobre os ombros dos outros homens, mas nem com um dedo as querem mover.” Mateus XXIII,4…

11 responses to “FSSPX: Fedeli um sofista”

  1. Marcelo José Spina says :

    Boa noite.Há tempos venho ouvindo falarem pela internet que o Prof. Orlando Fedeli rompeu com a Igreja Católica ,ou ainda que anda pregando erros,etc. Mas eu sempre consultei seu site e nunca vi lá nada de errado em relação à doutrina católica. E olhe que sou muito rigoroso em matéria de doutrina e liturgia,pois sou Católico Tradicionalista e assim como ele,tenho minhas reservas em relação ao Concílio Vaticano II. Gostaria que alguém me informasse do que exatamente ele está sendo acusado,pois não vi nada de errado em mat´eria de doutrina em seu site,como acabei de falar. Estarei aguardando uma resposta. Desde já,muito obrigado.

    • O Monge says :

      Salve Maria

      Posso lhe responder?

      Mesmo atrazado ?

      Também sou tradicionalista, sou a favor de que a Igreja volte aos seus princípios, lá no seu primeiro AMOR com o diz o apocalipse, sou bem radical, muito radical mesmo, São Paulo também era bem radical e bem antes do apocalipse ele já havia escrito uma carta aos Gálatas em seu Capítulo 3 que diz exatamente o seguinte.

      oh insensátos Gálatas !!
      Quem fascinou a vos outros ?
      Que começastes no Espírito e agora estejais vos aperfeiçoando na Carne ?

      É isto aí meu irmão, precisamos voltar aos primeiros pasos que foram guiados pelo Espírito Santo e deixarmos que este mesmo Espírito consuma o nosso pecado assim como o do mundo inteiro, porque somente Ele tem poder para isso.

      Portanto pesa sobre o Professor Orlando uma guerra contra a prsença e a ação deste Espírito Santo na terra, pois ele declara que o Espírito Santo não habita em nossos corações contrariando as sagradas escrituras e o própio São Paulo.

      Pesa sobre ele o fato de não obedever os documentos da Igreja em sua totalidade, mas apenas parcialmente, somente obedece o que quer e quando quer enquanto que o que ele não quer, apaga, esquece ou simplesmente declara como falível as mesmas ações que ele declara infalível, ou seja somente é infalível quando estiver de acordo com a sua própria vontade, caso contrário qualquer Papa é falível, pecador, corrupto, prostituto como ele mesmo declara lá no seu site.

      E você vem dizendo que nunca achou nada lá contra a doutrina, pois é muito engraçado, isto depende do olhar de quem copia, veja só o Andre dono deste site, ele acha claramente os erros do Fedeli lá no mesmo lugar onde você não viu nada.

      é só uma questão de geito de se olhar, outra, também, cego não vê nada mesmo.

      In Corde Jesu, Semper.

    • Flávio Roberto Brainer de Oliveira says :

      Os católicos não podemos considerar apenas os pontos de doutrina, pois a sagrada tradição e o magistério são colunas e fundamentos de nossa religião. Considerar somente a doutrina é fragmentar a própria Palavra de Deus e nisso Orlando Fedeli é muito habilidoso e sutil. É preciso ter cuidado com isso, pois quem não está em unidade com a doutrina, a tradição e o magistério da Igreja, está contra ela, mesmo que assim não confesse.

  2. Jairson says :

    Marcleo, romper com a igreja é coisa boa. A igreja do Concílio não é a igreja católica. Parabens para Fedeli.

    • Luiza says :

      Caros Jairson
      Não seja contraditório. você quer ajudar o Marcelo dizendo que romper com a Igreja é bom, sendo que o Marcelo defende que o fedéli não rompeu com a igreja. Pelo amor de Deus, não peço um pouco de bom senso, mas sim dois dedos de sabedoria.

      Luiza

  3. Gerson A dos Santos Junior says :

    Ser tradicional não é um erro a ortodoxia é fundamental na fé, contudo, ser abitolado, fideista, sofista e herético como o senhor Orlando Fedeli é macular, A igreja de Cristo.

    • O Monge says :

      Concordo em numero genero e grau

      Ser um bom Católico Tradicional não é necessário ser Monfortista ou Fedelista, aliás todos os fedelistas se tornam no final Sedevacantistas, então o que se aprende de fedeli não é Catolicismo.

  4. Arnolfo Almeida e Silva says :

    O problema não é o tradicionalismo ou não. Quero dizer, desde que não se esteja excomungado. O problema é querer ser o centro do mundo. E exatamente o que pretende a Montfort. Ridículo. Por exemplo, o Chenta tem até um site próprio e com poesias. Não sei não, se ele daqui a pouco não vai fundar os ex-Montforts. Ele precisaria ter um pouquinho mais de humildade. E essa história de estar sempre pedindo dinheiro, não pega bem. No tempo do professor, não era assim.

  5. Maila says :

    QUEM VOCÊ PENSA QUE É PRA FALAR MAL DO PROF: ORLANDO FEDELI.

    CATÓLICO VOCÊ NÃO É! POIS SE FOSSE NÃO JULGARIA NINGUÉM E DEVERIA SABER

    COMO BOM CRISTÃO, QUE QUEM APONTA UM DEDO VAI ESTAR TER TRÊS APONTADO PARA VOCÊ!

    SABE PQ ELE O INCOMODA?. PQ ELE DIZ A VERDADE E ISSO DÓI. VC QUER A SUA VERDADE E NÃO A VERDADEIRA.

    ISSO É O QUE MAIS TE INCOMODA AO PONTO DE FAZER UM BLOG E UM TWITTER….

    TE DIGO NOVO LUTERO É VOCÊ QUE QUER UMA LIBERDADE ASSIM

    COMO ELE A QUIS. VOCÊ QUER É PECAR A VONTADE SEM RESTRIÇOES

    A LIBERDADE QUE ELE TANTO QUIS E ELE A OBTEVE

    BASTA VER A VISÃO DA IRMÃ SERAFINA MICHELE DE

    LUTERO NO INFERNO! ONDE A SUA LIBERDADE O LEVOU…

    VC DEVERIA SE INVERGONHAR, VC ACHA QUE COM SEUS CONHECIMENTOS SABE, MAS, QUE ELE?

    QUE PREGA A VERDADE SEM RECEIO PERANTE AOS LOBOS..

    “ EIS QUE VOS ENVIO COMO OVELHAS PERANTE AOS LOBOS”

    A PROFÊCIA DE SÃO MALAQUÍAS E A VISÃO DE JACINTA DE FATIMA NÃO ESTAVA ERRADA…

    A IGREJA ESTÁ PRESTES A PASSAR E JÁ ESTA PASSANDO POR UMA

    CATASTROFE. E ELES EM SUA REVELAÇOES DEIXAM BEM CLARO QUE

    ISSO NÃO ACONTECERA PELOS QUE ESTÃO CONTRA A IGREJA E

    E SIM PELOS PRÓPIOS MEBROS DELA.

    PENSE NISSO E TENHA TERMOR DIANTE DE DEUS ANTES DE JULGAR

    QUEM FALA A VERDADE E A ENSINOU.

    ELE NÃO ESTÁ AQUI PARA SE DEFENDER..

    A CRUZ É PESADA E DEVEMOS SEGUIR A DOUTRINA DE DOIS MIL ANOS…

    E NÃO A SUA E NÃO A QUE VC DESEJA! VC NÃO É DEUS!.

  6. Ana Duarte says :

    Pelo amor de Deus, quanto perca de tempo, da forma como vocês colocam parece que a Igreja não é de Deus. Não sou uma teóloga, mas olho para minha igreja e consigo amá-la no tradicional e no contemporâneo, aí sim percebo a grandeza de um Deus que vem ao encontro do seu povo, que fala e age de forma a ser compreendido.
    Não se preocupem ! O que não é de Deus passa, mas do contrário permanece para sempre. Tenham paciência e verão os frutos, aliás eu já vejo os frutos todos os dias deste NOVO que vocês tem tanto medo.
    E este site MONTFORT, é horroroso, se pensa que está fazendo algo bom, deve ser um doente, e segue os caminhos contrários aos ensinamos pelo Cristo, além de esquecer o mandamento da lei de Deus básico: NÃO JULGAR! Pode ser o que for, mas católico não é não !!!!!

  7. ANTONIO CARLO says :

    Por contraditório que possa parecer estou com o coração na paz e com a conciencia cristã
    revivificacada depois de mais ou menos umas 6 horas viajando pela máquina do tempo que é a internet. Fui sendo conduzido em pesquisas sucessivas de TFP para OF, de quem fui aluno oponente há mais de 45 anos;.. de OF para PCO, deste para MJSC e deste para ARAUTOS, isto tudo com leituras de sites, remissão a artigos e livros, muitos videos, etc. etc…Pezaroso pelo passamento de OF até então ignorado por mim, sabedor contudo de sua ruptura com PCO/TFP. Vejo nos Arautos a força de uma renovada igreja que testifica a supremacia da IGREJA contra doutrinas heréticas e materialistas, mormente o marxismo/socialismo e a a TL que creio moribunda…OF representava à época em que com ele interagi em aulas de sociologia o atraso medieval e barreira ao processo de desenvolvimento social. O pior veito depois, a TL, o clero vermelho e herezias dissimujladas…Alegra-me contudo o empenho que se demonstra nos debates e estudos religiosos e suas instituições. Quer-me parecer que a fé está mais fortalecida que outrora.
    e que o Catolicismo sendo mais e mais vigoroso e vencedor!

Deixe seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: