Heresias na diocese de Bragança Paulista?


Como era de se esperar, quando os tradicionalistas anti-Vaticano II defendem alguma coisa, é preciso ficar “de olho”. E ainda mais quando a defesa vai junto com o ataque aos pastores da Igreja. É o programa do Lutero, revivendo sempre na figura deles.

Agora, a propósito da remoção de uma comunidade de frades carmelitas da diocese de Bragança, diversos sites tradicionalistas fizeram um escândalo contra o bispo, Dom Sérgio Aparecido Colombo. Ele foi jogado na lama mais profunda. O fratresinunum chega a insinuar que se trataria de uma vingança contra o fato de que o carmelita celebrava missas em latim, vendo aí que a “tentativa de subverter a prática da religião católica por parte do povo deixaria claro qual era o intento da diocese ao expulsar uma comunidade religiosa” . E como bons policiais da Igreja, os fanáticos do fratresinunum alertam: “É importante que as autoridades eclesiásticas acompanhem o desfecho dessa triste novela. De nossa parte, faremos questão de recordá-las de seu dever“.

Quem deu, na Igreja, a este grupelho, faculdade de “recordar” aos bispos o seu dever? Eles se autoinvestiram do poder de fiscais da Igreja.

Também, foi promovido, por mãos anônimas, muito ao estilo deles, um abaixo assinado para pressionar o bispo. Diz o texto do pedido:

Em face à expulsão do Mosteiro Carmelita Tradicional de Atibaia-SP e do Pe. Christian Augusto Spinola Montandon, conhecido como Frei Tiago de São José, em 20 de Novembro de 2012, por razões “obscuras” por parte de sua Excelência Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista, pedimos a revogação da atitude tomada e a conseqüente autorização da permanência do Mosteiro e do Frei, sem alterações sobre o modo como ele funcionou durante os últimos anos. 

Quais razões “obscuras”? Um bispo que exerce suas funções de pastor? É sempre assim. Os tradicionalistas dizem respeitar a hierarquia… sempre e quando a mesma sirva os seus interesses. Do contrário tudo são “razões obscuras”. O site do Vaticano aponta este comportamento como verdadeira heresia por parte dos tradicionalistas

Pelo seu lado, a Montfort não deixou de promover a sua campanha contra a atitude do bispo, no seu site.

Mas agora as coisas vão se esclarecendo. Foi por causa da missa? Desobediência? Fim de comodato? Ou vão aparecendo coisas muito estranhas no meio daquela comunidade? Entre outras coisas, cultos a uma água que os frades teriam no local. E que segundo depoimentos gravados em vídeo, tomando a água “você ingere o Deus vivo, mesmo” (ver minuto 1:30 do vídeo). Uma água divina? Que há por detrás de tudo isto?

Chegam também informações de que a comunidade fora acolhida no Paraguai. Será que os “novos inquisidores”, sempre tão zelosos pela ortodoxia, alertaram a Dom Rogelio Livieres, bispo de Ciudad del Este, contra estes estranhos ritos?  Certamente não. Fossem eles feitos pela Canção Nova que eles se rasgariam as vestes. Já Nosso Senhor Jesus Cristo definiu estes fariseus como raça de víboras.

Atualização: é previsível que o vídeo seja retirado do ar. Nesse caso existe copia do mesmo.

Etiquetas:, , , , , , , , , , , , ,

About andresantos

um fiel de igreja que busca a verdade

9 responses to “Heresias na diocese de Bragança Paulista?”

  1. franciscoalbertoblog says :

    Tiago numa total em consequência a 15 anos atrás adentrou na minha residência sobre o convite da minha mãe e simplesmente seja um verdadeiro assassinato espiritual na minha casa condenou a minha vida é uma inconsequência descomunal mente desmedida foram gastos Rios de dinheiro não Só gasta os rios de dinheiro como também uma perda financeira de 2 milhões em função de sua em consequência proferida por sua boca incluindo também um suicídio de Alessandra Teresa Caruso suicídio também por toda parte tudo em um efeito cascata em consequência das palavras proferidas por Tiago….

  2. Mari says :

    Vocês tem problemas de ordem mental. São tão obtusos que não compreendem aquilo que realmente interessa : espalhar a semente da fé cristã GENUÍNA pelo mundo. O Bispo de Bragança é um modernista … Como a Igreja pode se modernizar ( hipocrisiar eu diria)? Medo de perder fiéis ? Mas ao invés de batalhar contra esta perda, a Igreja se vende , com a desculpa ridícula de ser mais abrangente a atraente? Isso é venda senhores, é tudo o que o mal quer. Parabéns pelo mundano que habita em vocês.

  3. francis says :

    A água é um sacramental sim.; Quanto a isso não vi nenhum problema!

    O problema é realmente o bispo meu querido. Você conhece o Sérgio?
    Eu conheço desde de seminarista.
    E não recomendo nenhuma de suasl atitudes, pois de santo, meu caro, pósso lhe garantir, o seu querido bispinho ae. Hum. não tem nada.
    não gosto dos tradicionalistas ferrenhos também não. Acho que a união com a Igreja em qualquer sentido é fundamental. Mas posso lhe garantir, o bispo não tem nada de santo.

  4. Daniel says :

    Desculpe-me, mas a crítica que fizeram ao sr. que fala da : água divina” no vídeo é ridícula. Leigos mais simples costumam se expressar de maneira simples e às vezes equivocada. Se fosse eu que tivesse feito o vídeo, certamente não teria incluído este trecho e teria explicado aquele homem o erro de sua fala, mas o fato é que ele não fala em nome dos Carmelitas.

Deixe seu comentário